Sexo amigável é um fenômeno bastante comum. Especialmente entre os jovens: pelo menos 60% são admitidos que eles tiveram ou já tiveram pelo menos um desses “amigos”. Por que muitos escolhem a amizade sexo e como esses relacionamentos se desenvolverão se o sexo desaparece deles?
Sexo de amizade: prós e contras de
Se você levar toda a gama de relações sexuais de laços aleatórios como sexo uma noite para um verdadeiro relacionamento romântico com um parceiro permanente por vários anos sexo amigável estará em algum lugar no meio entre esses pólos.
Não há nada surpreendente: os parceiros estão familiarizados entre si, geralmente nem um ano, eles estão conectados pela história das relações inesperadas, e já existe um certo nível de proximidade emocional entre eles. Em outras palavras, o sexo da amizade pode proteger dos riscos que estão repletos de laços aleatórios, por exemplo, do perigo de encontrar um parceiro rude, agressivo ou inadequado ou se tornar vítima de rumores sobre sua licenciosidade.
“Mas, ao mesmo tempo, o sexo na amizade está longe de ser um relacionamento completo – esses parceiros sempre não têm obrigações sobre o futuro conjunto, e as expectativas de monogamia podem não ser justificadas nessas relações”, disse Zhana Wrangalova. – Os laços sexuais entre amigos ajudam a evitar o perigo de abrir e se aproximar da pessoa completamente “não sua”, mas também não garantem que uma união longa possa surgir disso, que se adapta a ambos “.
Além de benefícios óbvios – satisfação sexual, juntamente com a comunicação e o apoio, o sexo amigável tem duas vantagens mais importantes, diz o psicólogo evolutivo americano Peter Jonason.
Когда человек заводит себе партнера по сексу, он заполняет пустоту, которая возникает при отсутствии полноценных отношений. Muitas vezes, essa conexão se torna uma saída temporária para ele, enquanto ele está em busca do parceiro que realmente o organiza.
Por outro lado, um relacionamento íntimo com uma pessoa
bem conhecida pode se tornar uma espécie de “aterro” para ele, permitindo que ele verifique se ele está realmente pronto para relacionamentos mais sérios em princípio – e talvez com esse parceiro em particular.
Mas, em regra, “amigos do sexo” não passam neste teste pela força: apenas 10 a 20% dos laços sexuais amigáveis se transformam em relações românticas de longo prazo. A grande maioria depois de algumas vezes esses meses, e às vezes vários anos é confrontada com o fato de que a atração sexual desaparece. Qual o proximo? A amizade termina com o sexo e há uma chance depois disso para manter um relacionamento caloroso?